22 novembro 2012

Contorno Facial na Prática

Olá!

O contorno facial é uma técnica usada na maquiagem que utiliza o jogo de luz e sombra pra criar determinados efeitos no rosto, geralmente o contorno é utilizado para criar a ilusão de que o rosto é mais fino e mais desenhado do que realmente é.

Encontrei essa imagem no google que mostra mais ou menos como deve ser feito o contorno e iluminador no rosto. Existem duas formas que eu conheço de ser aplicado o contorno no rosto, utilizando um produto líquido ou cremoso (base) ou utilizando produtos em pó (pó, bronzer, iluminador).


O contorno consiste basicamente escurecer as partes que deseja esconder/diminuir e iluminar as partes que deseja aumentar/sobressair; de um maneira prática tudo que for escurecido você "leva pra traz" e tudo que for iluminado "vem pra frente".

Eu particularmente gosto de fazer contorno com produtos em pó mais neste post irei demonstrar como fazer nas duas situações (com base e com pó) pra demostrar as opções e vocês decidirem qual agrada mais.


Primeiro uma foto sem nada (não se assustem)

Começo aplicando corretivo nas olheiras e nas áreas que eu desejo iluminar. A primeira vista parece assustador, mais este é apenas o primeiro passo e com certeza vai melhorar.


Iluminando com corretivo mais claro

Depois de esfumar o corretivo claro eu faço a parte de escurecer também com base (ou corretivo cremoso). Na foto não ficou tão nítido mais passei base bem escura nas laterias do rosto.



O que eu não gosto muito nesse contorno com base/corretivo é que depois de esfumado quase não se nota o contorno, ficando quase que uniforme o tom da pele; depois de aplicado o pó então eu nem noto quase nenhuma luz e sombra no meu rosto, vejam.


Com a base esfumada


Com pó em todo rosto

Como eu não carreguei muito no corretivo e na base escura o contorno não ficou muito evidente, mais também é possível, apenas demanda um pouco mais de trabalho e deixa a pele mais carregada. Eu particularmente prefiro algo mais marcado e por isso sempre acabo optando por fazer com um bronzer e deixando os contornos mais fortes. 


Para fazer o contorno eu geralmente uso um bronzer (ou pó bonzeador) e um pincel Duo Fibre, atualmente estou usando as pérolas de efeito bronzeado da Natura Una e tenho gostado bastante.


Para fazer o contorno faça um "biquinho de peixe" e marque com o pincel exatamente onde sua bochecha afundar; eu aplico uma boa quantidade e esfumo bastante na bochecha, abaixo do rosto e no contorno do cabelo (como na imagem no inicio do post).


Com e sem contorno

Reparem a diferença que o contorno faz no rosto; no lado com contorno (on) o rosto parece bem mais fino que no lado sem contorno (off)


Agora o rosto todo contornado e bem esfumado (parece exagerado mais no final fica bem mais discreto)... pra quem achar que exagerou uma dica é esfumar os contornos com pó facial para suavizar.


Apliquei blush e iluminador


Corrijo a sobrancelha, contorno o nariz e termino a maquiagem



No final da maquiagem o contorno não fica tão evidente mais ajuda destacar mais o formato do rosto e a dar uma emagrecida, gosto muito da técnica e sempre uso, principalmente agora no verão pra dar aquele ar de bronzeada.

Essa é a forma que eu costumo fazer e funciona bem pra mim, o pincel duo fibre esfuma bem o produto e deixa o contorno suave e natural o que me agrada bastante... eu uso quase todos os dias tanto pra trabalhar quanto sair a noite.

O que acham do contorno?


2 comentários:

  1. Muitooo Bacanaa :D Gostei

    ResponderExcluir
  2. Legal né, sempre uso e acho que faz uma diferença sutil porém interessante!
    beijos

    ResponderExcluir

Adoro quando vocês comentam! Irei responder todos os comentários, por isso voltem aqui para conferir a resposta!
Beijos