14 dezembro 2012

Esfumar antes ou Depois?

Pensei que não conseguiria voltar hoje mais aqui estou!

Eu sempre me fazia essa pergunta quando queria usar uma cor no côncavo ou acima dele... depois de muito treino e várias tentativas eu finalmente cheguei a uma conclusão de qual das duas formas dá um melhor resultado na maquiagem.


Pode parecer bobagem esse questionamento, mais acreditem faz diferença SIM a ordem do esfumado na maquiagem. Para entender como eu cheguei a uma conclusão irei falar antes um puco dos dois "métodos"

  • Esfumando antes - corro o risco de descer muito com a sombra na pálpebra mais posso controlar mais a intensidade da cor e do esfumado propriamente dito. Eu geralmente uso a sombra de transição - um marrom bem clarinho tipo a craft do Duda Molinos - e depois aplico a cor que eu desejo que colora o côncavo...
  • Esfumando depois - corro o risco de subir demais com a sombra perto da sobrancelha mais posso fazer o degadê entre as cores da pálpebra e do côncavo (e/ou acima dele) de uma só vez. Também poupa um trabalho - o de aplicar sombra na pálpebra móvel e depois retocar o esfumado - mas muitas vezes o resultado pode ser mais grosseiro devido ao fato da dificuldade de suavizar o côncavo.
Provavelmente algumas pessoas irão discordar mais eu gosto de esfumar antes porque posso controlar com mais precisão a cor perto da sobrancelha e deixar a transição e o esfumado mais suave e perfeito. Como eu já citei ali em cima eu costumo usar a sombra de transição e depois aplicar a cor desejada. Com a sombra de transição (que já tem esse nome porque justamente ajuda o degradê na transição das cores) fica mais fácil deixar o degradê natural e bonito, evitando assim a marcação da cor no côncavo de modo grosseiro.

linha do côncavo marcada e "dura" é o que queremos evitar com o esfumado

Depois de aplicar a sombra de transição eu esfumo a cor desejada no côncavo e um pouco acima dele deixando a pálpebra livre. Depois de completar o esfumado aplico a sombra na pálpebra móvel de preferência com batidinhas e suavizo a transição entre o côncavo e a pálpebra com o mesmo pincel que eu esfumei; pra terminar dou uma retocada básica no esfumado e já está pronto.

Não sei se consegui deixar claro o porque desse questionamento ou o porque da minha escolha... se não conseguiram entender ou acreditar façam o teste e vejam com qual opção se adaptam melhor, quem sabem se descobrem assim como eu!


6 comentários:

  1. O certo é antes, mas sempre faço depois e dá certo!

    Beijos,

    Carol.

    Curte a página do blog no face? CarolPaivaBlog fan page

    ResponderExcluir
  2. Eu quase não me maquio então nunca tinha parado pra pensar nesse questionamento, mas vale a dica.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Dá certo também Ana, acontece que eu reparei que o resultado é melhor fazendo antes! beijos

    ResponderExcluir
  4. Serio Dani? Eu me maquio diariamente e sempre faço esses questionamentos!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca tinha feito esse questionamento, pois para mim o processo de maquiar é tão natual (Até porque sempre uso make básica). Mas geralmente esfumo enquanto vou aplicando =)

    beijo!



    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  6. Faz diferença principalmnte quando se usa muitas cores e um esfumado mais dramático Camila, na make de dia-a-dia faço da maneira mais rápida, só usa toda essa técnica quando quero uma maquiagem mais "perfeita" mesmo! Beijos

    ResponderExcluir

Adoro quando vocês comentam! Irei responder todos os comentários, por isso voltem aqui para conferir a resposta!
Beijos