03 novembro 2013

Dieta Dukan - O Método Dukan

Olá!

O assunto Dieta Dukan fez sucesso então resolvi compartilhar mais um pouco da minha experiência aqui no blog. Pra quem não viu o primeiro post, aqui eu fiz um apanhado geral da minha experiência e dos resultados da dieta.

O motor da dieta Dukan é a ingestão das proteínas puras, de acordo com o Dr. Dukan a pureza das proteínas reduz a ingestão de calorias, leva a um forte gasto calórico, reduzez o apetite, combate a retenção de líquidos, faz emagrecer sem perda muscular ou flacidez e aumenta a resistência do organismo.

O método Dukan foi desenvolvido de uma forma que você possa emagrecer - e se seguir corretamente o programa - e nunca mais voltar a engordar. Por isso foi dividida em quatro etapas:
  • Fase de Ataque: "Uma fase de ataque, com a dieta das proteínas puras que permite uma iniciação extremamente eficaz, tão rápida quanto a do jejum ou da dieta das proteínas em pó, mas sem seus inconvenientes"
  • Fase de Cruzeiro: "Um período de cruzeiro conduzido com a dieta de alternância de proteínas, um revezamento de dias de proteínas e dias de proteínas + legumes, o que permite atingir, de uma vez por todas e sem pausas, o peso desejado."
  • Fase de Consolidação: "Uma dieta de consolidação do peso obtido, destinada a evitar o efeito sanfona, que faz com que, depois do emagrecimento rápido, o corpo tenha uma tendência a ganhar de volta, com extrema facilidade, o peso perdido. Período de alta vulnerabilidade  sua duração é de precisamente dez dias para quilo perdido."
  • Fase da Estabilização Definitiva: "Enfim - e principalmente- uma estabilização definitiva, com base em três medidas de segurança simples, pouco penosas e indispensáveis a conservação do peso perdido: Um dia fixo por semana da dieta de ataque, a ser seguido a cada quinta -feira para o resto da vida, o abandono dos elevadores e três colheres de farelo de aveia e três colheres de farelo de trigo, constituindo três palavras de ordem, certamente estritas e não negociáveis. mas suficientes puntuais e eficazes para serem aceitas por uma duração tão longa."
A cada fase serão introduzidas novas classes de alimentos mas a base de toda dieta dukan são as proteínas puras, inicialmente apenas 11 categorias de alimentos são permitidos, o Dr Dukan é categórico "Tudo que estiver mencionado na lista a seguir é para você, totalmente para você. O que não estiver nela não é para você e deve ser esquecido por enquanto..."

Alimentos permitidos em todas as fases:
  • As carnes magras: vitela, boi - menos o entrecosto e a costela - grelhados ou assados sem gordura.
  • Os cortes: fígado, rins e língua de vitelo e boi.
  • Todos os peixes, gordurosos, magros, brancos, azuis, crus ou cozidos.
  • Todos os frutos do mar (mariscos e crustáceos).
  • Todas as aves, exceto o pato, sem pele.
  • Presuntos sem gordura, fatias de peru, frango e porco magros.
  • Ovos.
  • Proteínas Vegetais - tofu, seitan, tempeh, bifes de soja, proteínas texturizadas de soja, leite de soja e o iogurte de soja.
  • Laticínios Desnatados.
  • Farelo de Aveia - a quantidade varia de acordo com cada fase, mas também é um item obrigatório.
  • Adjuvantes: Café, chás, infusões, vinagres, ervas aromáticas, condimentos, especiarias, picles, limão (não em bebida), sal e mostarda (com moderação).
Ainda é obrigatório o consumo de muita água - pelo menos um litro e meio por dia - e a caminhada, que também entra todos os dias - o tempo de exercício varia em cada fase.

Assim como eu comentei no outro post, para saber o tempo de permanência em cada fase é possível se cadastrar gratuitamente no site oficial da dieta (https://www.dietadukan.com.br/), lá você irá responder algumas questões sobre seu histórico com dietas, seu peso atual e seu objetivo e o sistema calcula o seu peso ideal e em quanto tempo esse objetivo será alcançado.

Pretendo fazer posts semanais sobre o assunto Dieta Dukan aqui no blog, volto a repetir que é de suma importância a leitura do livro Eu não consigo emagrecer para entender completamente a dieta e desejo boa sorte pra quem resolver se aventurar no maravilhoso universo Dukan. Pra incentivar os novos dukanianos deixo uma foto de antes e o durante - nessa foto com dez quilos a menos!


E a dieta continua!

Beijos

Bibliografia: Eu não consigo emagrecer - Pierre Dukan

4 comentários:

  1. Nadi... eu vi o seu resultado e digo super parabéns, você ficou linda.
    Beijo
    Desejo um ótimo Natal!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. Recebi o livro em PDF. Começo amanhã..Beijos...Vc é a minha inspiração!!!!!Andrea

    ResponderExcluir
  3. A Andrea, fico feliz de poder estar te ajudando, pretendo gravar um vídeo com dicas sobre a dieta, se quiser se inscrever no meu canal do youtube será avisada quando o vídeo for ao ar. Beijos

    http://youtube.com/nadierosa

    ResponderExcluir

Adoro quando vocês comentam! Irei responder todos os comentários, por isso voltem aqui para conferir a resposta!
Beijos